domingo, 6 de junho de 2010

pés ao vento

 

Um passo não é maior do que as pernas. O pulo às vezes o é. O pulo envolve entrega. A ousadia de retirar os pés de um lado sem ter nada mais que o vislumbre do firmamento da queda. Repouso dos pés. O passo é razão, o pulo é um passo de fé.

 

Hoje acordei pelos pés. Descalço gripo, descalço sinto mais o chão, as texturas e temperaturas, as dores e os aconchegos. Mas se andar descalço por muito tempo, as amarguras do chão fazem da sola dos pés uma crosta insensível, ríspida e agressiva. Martelo para o prego.

 

Levanto e já inicio minha produção de lixo. Meus rejeitos escorrem pelo ralo, abasteço a lixeira, espalho o pó, me movimento. Sou um impacto ambiental, semelhante a todo ser humano. Na pilha de livros fora da estante encontro o Charles.

 

Se fosse verdade a história da ameba. A evolução nos tornou seres grotescos. Antes continuássemos sendo macacos. A soberba e orgulho humano, materializados na sede por poder (moral, físico, intelectual, espiritual) cansa. O meio ambiente é o novo produto organizacional, sob o rótulo da sustentabilidade. Nos cegamos entre os argumentos do que defendemos e do que criticamos.

 

Defendemos (nós e nossos representantes) uma distribuição de renda mais justa, desde que ela continue sendo centralizada nas mesmas mãos. E na gaveta estão projetos como o do pai do Supla (Renda Mínima).

 

Condenamos a violência e a prostituição, sendo que enquanto sociedade, alimentamos a ambos. Treinamos nossas crianças para serem adultos cada vez mais cedo. As brincadeiras de boneca e casinha (sem comentários), os meninos com seus carrinhos e armas cada vez mais turbinados. Os games onde o sangue compete com o ar. O vocabulário infante nos faz cogitar a ideia de implantar a novilíngua de Orwell.

 

Apressamos o processo mimético do comportamento, esquecendo a necessidade para um verdadeiro amadurecimento (espiritual, mental, intelectual).

 

Plante sim uma árvore

Leia um livro (Bíblia)

Eduque uma criança

 

Nos orgulhamos em preservar o pouco que resta do meio ambiente. Agimos por contramedida. Já que bati, deixa eu assoprar. Ambientalistas geram mais impacto para protestar e supostamente preservar. O próprio AVATAR, uma punhetagem de Cameron (desculpe pela palavra) que foi feito como? Do que são produzidas as películas 35mm? Do que são feitas as câmeras digitais, como é feito o 3D, de onde vem o silício do microchip? As modernas ilhas de edição? Os produtos para maquiagem dos atores, o combustível para os translados necessários? A infraestrutura das salas de exibição?Os alimentos? As roupas utilizadas? Essa ideia de plantar uma árvore falar mal aos montes é balela. Os cálculos para neutralizar carbono são placebo para quem se diz ambientalmente correto.

 

Adoramos um placebo (e não estou falando da andrógena banda)

 

Ser humano – Desejo – Necessidade - Vontade

 

De costas para Deus, ignoramos o fato de que o Criador não precisa de nós e sim nós somos dependentes e precisamos de Deus, continuamos correndo atrás do próprio rabo, com os olhos no umbigo, erguendo torres de babel (doutrinas, argumentos, ideologias, progresso tecnoeconômico).

 

Talvez por isso, hoje não dei muita importância para os olhos, acordei pelos pés para lembrar como ver.

 

Tirando remela sigo com meus pés ao vento

pensamento

ação

 

 

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário