segunda-feira, 24 de maio de 2010

social silício (latim: silex, ou "pedra dura")

Muito se fala em responsabilidade ambiental. Consumo consciente. Cálculos e mais cálculos são feitos, refeitos e disseminados. Escolha a pedra e a vidraça: Setor de florestas plantas, celulose e papel, produtos eletrônicos, indústria da carne, produtores de energia, de combustível; culpe os cadáveres e as valas.

 

Somos produtores de impacto ambiental. O que fazemos, na melhor das hipóteses, é encontrar a maneira possível de lidar com os resíduos que geramos e não apenas empurrá-los para debaixo do tapete.

 

Se usamos papel, ele vem de florestas plantadas para este fim. Todo o processo é rastreável. Se tomamos sorvete, devemos lembrar que nele há celulose solúvel, assim como em outros alimentos. Se usamos tencel, devemos lembrar que ali naquela estrutura de vestiário há eucalipto. Se conhecemos em nosso cotidiano absorvente e fraldas descartáveis, devemos lembrar que nestes produtos há celulose.

 

Se utiliza papel reciclado, sabe o custo altíssimo para sua produção? E que a matéria-prima para produção de papel reciclado é a fibra virgem? O papel original?

 

Se usamos roupas de algodão, imagine só de onde vem? Plantios comerciais. Monocultura. Em uma sociedade cada vez mais urbana, os alimentos que compõem nossos pratos e os produtos que estruturam nossos lares e guarda-roupas provêm de indústrias que precisam de matéria-prima em larga escala. Como obter? Come carne? Come hortaliças? Onde são cultivadas?

 

As pesquisas desenvolvidas em universidades e empresas buscam encontrar matrizes energéticas limpas e viabilizar o custo para disseminar sua utilização. Processos são constantemente readequados para garantir a famigerada sustentabilidade. O homem está em busca da harmonia que havia no Éden. Após a queda, em virtude do pecado, o ser humano oscila entre buscar voltar ao ventre (barro e sopro) do criador ou estabelecer a própria Terra do nunca.

 

Você usa algum eletrônico? Ou sua vida, de certo modo, passa pela dependência de algo eletrônico? (não vale esquecer sistema Bancário). Vi recentemente uma atualização de uma matéria antiga. O que fazer com o lixo eletrônico? Parecia mais uma frase de música pop. Uma pedra dura no sapato social, o sílex, ou silício é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, componentes semicondutores. Muito usado na produção de ligas metálicas, ele é material básico na produção de chips; ou seja, é muito importante para indústria eletrônica e microeletrônica. A obtenção dele na natureza causa um super impacto (processo siderúrgico), mas e sua funcionalidade, aplicabilidade? Ele representa mais da quarta parte da crosta terrestre e é o segundo elemento mais abundante. (perde pro tão contaminado oxigênio)

 

Antes de vestir a camisa e hastear a bandeira ativista de ambientalistas (de onde vem os recursos, objetos e produtos dos ambientalistas?) deve-se pensar no impacto ambiental que causamos só de simplesmente existir. Comer digerir e defecar.

 

Nossos processos de comunicação precisam amadurecer. Como fazer uma coisa economicamente viável e socialmente interessante sem "agredir" o meio ambiente? Ser responsável e consciente ao consumir e produzir. Sabedoria e não radicalismo.

 

Don't look back in anger.

 

Lembrei de mais coisas, mas... Minha cabeça agora está doendo. Tomo um chá ou comprimido?

 

Muitas vezes olhamos para cima e nos maravilhamos com as luzes, pensando estar vendo um lindo céu estrelado. Na verdade, podemos estar dentro de uma caverna, olhando o rabo luminoso de larvas (Arachnocampa) que produzem um tipo de seda. O brilho como isca, a seda como arma.

 

Todos os dias, Deus nos dá aulas práticas sobre os assuntos elementares que tentamos tratar nas ciências sociais, físicas e tantas outras.

 

Material didático: a Bíblia.

Permita-se

 

Link da larva: http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Arachnocampa

 
cheirinho de limão....
 

....


Nenhum comentário:

Postar um comentário