sexta-feira, 7 de maio de 2010

enfim moléculas

Ambiente urbano pode causar doenças. Ambiente de trabalho pode ser prejudicial à saúde. Correção: Ambiente com seres humanos pode ser prejudicial à vida. Ondas beta, ondas alfa, ondas delta; e alguns passos por todos os estágios REM e não REM (Rapid Eyes Moviment). Acordei com a sensação de ter sido mordido por um Hydrocynus goliath. Pedaços do meu cérebro pareciam pingar; e os pensamentos estavam como os frutos de Taraxacum officinale ao vento.


Sentado em meu cantinho de ideias tortas começo a pensar na menor porção de uma substância capaz de existência independente sem perder suas propriedades químicas. A molécula. Uma entidade eletricamente neutra que possui mais do que um átomo. Não sei ao certo mas, preferindo o átomo, o deixei de lado, ao menos por enquanto.


A molécula do ser humano. Se eu analisar a coriza que acordou junto comigo encontraria tal molécula? Melhor criar um acelerador de partículas debaixo da minha cama. Enquanto não fica pronto, vamos passear.


Considerando que tudo o que pode ser chamado de substância é formado de moléculas e que o estado físico da substância está diretamente ligado à atração entre as moléculas, para entender melhor fui conversar com um amigo que me disse que "A molécula nada mais é do que um grupo de átomos, iguais ou diferentes, que se mantêm unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substâncias" assim afirmou meu amigo Sr. Google.


Sólido = forte atração / líquido = menor atração / gases = ausência de atração.


Qual o grupo de átomos essenciais, fundamental para definir a estrutura moral, social, física e espiritual do ser humano? Para entender o todo, o dividimos em partes. Para entender o conjunto é preciso considerar o que faz das partes o todo. Isso quem disse, com outras palavras, foi meu morto amigo Gertz.


Qual é o seu produto organizacional? Qualidade de Vida, Responsabilidade Social, ou Sustentabilidade?


Ambientalistas é que gostam. O golfo do México está lubrificado por moléculas de pelo menos 800 mil litros de óleo, enquanto faturam a nota a ser paga o prejuízo vira estatística. Por cansaço, um oficial levou um navio chinês a encalhar na Grande Barreira de Corais da Austrália. O cidadão estava cansado após quase 35 horas sem dormir. Deixou uma bela mancha de quase três quilômetros de combustível no maior atol de coral no mundo.


Em Ipatinga, uma tonelada de chocolate é apreendida. Tribunal eleitoral de boca aberta para receber os pedidos de impugnação de campanha, mazelas se repetem nas páginas policiais; e por todos os lados as redes sociais como verdadeiras balas em tiroteio de cego. O ego humano regurgitando novidades a cada dia na prensa de Gutenberg.


Em meio a esta névoa (a de Umberto Eco) que entendemos como realidade, Deus tem sido tratado por muitos como um adesivo no carro, uma placa de neon, um chaveiro no bolso, um vício de linguagem ou um facilitador para os sistemas de relevância humanos. Doutrinas são fundamentadas e adaptadas para sustentar a mania de julgar (e não de ser julgado pela mesma medida) que o ser humano cultiva no jardim molecular de sua cinzenta cabecinha.


Ainda prefiro o kit básico (oração, joelho dobrado e leitura da Bíblia) para fazer minhas escolhas, reconhecer meus erros, pensar e questionar o humano, seu significante e seu significado.

Buscar ser uma pessoa melhor a cada inspirar e expirar.

Ainda não acabei com as moléculas...


não sei se é a fome. Mas agora estou pensando em açougue.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário