terça-feira, 20 de abril de 2010

? acordei com cara de câncer...

Desabafos em fagocitose


A imagem no espelho, as palavras pouco usadas do dicionário, as emoções embebidas em neoplasia maligna, copos descartáveis pelo chão, textos com muitas palavras e pouca informação, ingenuidade de gente velha e infantilidade no lidar com as orientações e os propósitos de Deus.


O demasiado humano ser ao tentar andar sobre as águas de seus valores, suas ideias e seus argumentos, acaba por atolar os pés e os joelhos em um lamaçal de vaidade, superficialidade e confusão. Para tentar sair, se agarra a ramos de violência, inveja, deturpação da Palavra de Deus e em práticas que buscam estimular o mimetismo ao espectador. Na tentativa de reconstruir o conceito de salvação, afundam ainda mais, embora o corpo entorpecido os dê a impressão de liberdade; afogam. Perdem enfim o fôlego que um dia foi soprado nas narinas de uma criatura feita do pó da terra.


Como sabiamente disse o poeta que não existiu: "somos todos pernósticos". Sabemos nada de muita coisa e falamos muita coisa, de nada. Criamos castelos de argumentos e muralhas ideológicas para driblar as consequências de nossos erros e encontrar uma fresta na lei dos homens e na Lei de Deus para então entrar pela referida fresta com um recurso.


O processo de comunicação, pinçado na academia, nas bancas de jornais e bancos de praça, tenta nortear o futuro profissional, ou cidadão, para caminhar no complexo campo das mensagens. Tudo é meio, tudo é mensagem. As relações humanas produzem e absorvem ruídos do processo gerando, cada vez mais, um número maior de mensagens.


O entusiasmo; seja ele emocional, profissional, financeiro ou espiritual, utiliza muitas vezes a muleta da especulação e geralmente mantém as ações na superfície, muito distante da intenção inicial. Entretanto, as consequências desse mergulho, ou vôo raso, ultrapassam a sensação de controle do indivíduo, desarma toda sua estratégia de defesa e de vida.


É fundamental buscar em Deus sabedoria para lidar com o conhecimento que adquirimos. Nossas mentes circulam pelo mundo como caçadores de borboletas, ou como esponjas, absorvendo informações, fazendo links e hiperlinks, compreendendo conceitos, assimilando sensações a conceitos e construindo um hipertexto. Para não entrar em colapso é preciso sabedoria. A sabedoria dá vida ao possuidor, como disse Salomão.


Ah, minha querida fagocitose. Importante mecanismo de defesa do organismo. A dança do sistema imunológico.


A mentira está lastrada como um câncer nas relações sociais. Os sintomas se manifestam nas dissoluções familiares, nas amizades medíocres e no aumento do índice de violência (minhas retinas já não fecham diante dos noticiários). Com a intensificação da mentira (motivada por interesse do homem por poder) muitos tentam subverter a verdade em câncer. Festival de bate pé e de cuspes no chão.


Autodestruição. Autólise ou digestão intracelular contínua de valores e conceitos. É preciso identificar o agente nocivo (mentira) e expeli-lo. Não permitir que esse agente invada e comprometa o funcionamento de órgãos sociais, morais e espirituais.


A mentira como câncer, causa desvio de função. Estabelece valores equivocados de conduta e justificação. A verdade como câncer re-inverte o fluxo. Possibilita ao ser humano se restabelecer com Deus e voltar ao propósito de sua essência.


Processo lento e gradual. É preciso ficar em contato constante com o agente cancerígeno promotor. Consolide suas escolhas.


João 14: 6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.


Na caminhada do quarto para o banheiro o tropeço. Um soluço dos passos. Acordei com a cara geneticamente alterada, cada vez menos mentira moral e hipocrisia comportamental, menos politicamente correto. Para uns, acordei com cara de verdade. Para outros, acordei com cara de câncer.


E você? Está acordado?


ando pensando em moléculas... vamos passear por elas?


...

Um comentário: