sexta-feira, 9 de abril de 2010

abafar



Abafar o caso?

É fundamental ficar em desassossego. Desconforto. Respirar dentre as aflições, gozar entre dores. O ser humano, principalmente os cristãos, devem sair da zona de conforto e levar a vigilância a todas as esferas existenciais humanas.

Adão tentou abafar o caso. Imerso em vergonha tentou se esconder de Deus e não assumiu a responsabilidade de seu ato, de sua escolha em aceitar a oferta de Eva. Lembre-se das dores no parto e do suor à face.

José não aceitou a oferta da mulher do Faraó.

O ser humano é movido também por conhecimento. Entretanto, passa anos como um cão que incessantemente tenta buscar, morder ou cheirar o próprio rabo. Desta feita perde-se em meio a tantos argumentos e articulações.

Erram sobre o Selo de Deus e o Selo da Besta. Acabam por enviar e receber mensagens do lugar errado. Da sangrenta profundeza das entranhas humanas. O que há em suas entranhas?

As instituições abafam casos polêmicos para preservar sua imagem pública. Outras escolhem quais “tomates podres” apresentar e tratar para assim manter uma suposta transparência e sustentabilidade. G.R.I.

Dentre estas instituições estão igrejas, famílias, empresas... Os códigos de conduta estabelecidos por estas instituições estão muitas vezes equivocadamente pautados na conveniência humana. O que há em nossas gavetas?

Visões reducionistas ou emocionalmente empolgadas a respeito de Deus e da existência? Pare de ler resumos, de confiar em sinopses e assistir apenas o ensaio. Busque mais de maneira verdadeira. Não tenha o foco na construção da imagem, mas que ela seja a conseqüência. Permita-se livrar-se da mediocridade e hipocrisia institucional, não tente se esconder ou abafar casos.

Como tem guardado o que lê, fala e escuta?

Guardar
Antonio Cícero

Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por
admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por
ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela,
isto é, estar por ela ou ser por ela.
Por isso, melhor se guarda o vôo de um pássaro
Do que de um pássaro sem vôos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,
por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guardar-se o que se quer guardar.


Leia a Bíblia!
Converse com Deus. Tenha a SUA intimidade com Ele.

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário