quinta-feira, 18 de março de 2010

virus da paz

Contaminar o outro? O profeta do diálogo (como declarou o jornal Haaretz), agiota do FMI (sim o Brasil empresta ao FMI), declarou que desde o útero da mãe dele possuia o virus da paz. Meu cérebro não resistiu e me fez a seguinte pergunta: virus = doença, virus = paz, paz = doença?

Talvez a ideia é fazer do virus uma vacina que transforme a realidade e alcane outro princípio ativo, mas a vacina é outra substância. Talvez o presidente poderia ter dito ter em suas entranhas (o que continua estranho, pois o que há em nossas entranhas?) a vacina que leva à paz.

Pelo que podemos perceber, o ser humano resiste e combate todo o tipo de infecção e contaminação, mas todos não cessam de se alimentar e buscar mais. Seja o alimento físico, intelectual, moral, social ou emocional. Excelentíssimo senhor presidente, não seria melhor a paz como alimento?

O político paz e amor tem seus méritos. Contribuiu para uma imagem mais madura do Brasil, porém não mais influente, fora das fronteiras. Segundo ele, o Brasil tem um colchão de US$ 240 bilhões guardados e ainda emprestou US$ 14 bilhões para o FMI. Mas quem deita nesta cama? Alguns dos mais de 190 milhões de habitantes dos 8.514.576 km2

Um minidicionário grita aos meus olhos que esse diminuto agente infeccioso vem do do latim virus, "veneno" ou "toxina"). Uma pesquisa fora do dicionário e encontro que eles são pequenos agentes infecciosos (20-300 nm de diâmetro). e considerados parasitas intracelulares obrigatórios, pois dependem de suas células hospedeiras para reproduzirem. Fora do ambiente intracelular os vírus são inertes. Porém, a capacidade reprodutiva dos vírus é assombrosa: um único vírus é capaz de produzir, em poucas horas, milhões de novos indivíduos.

Em tempo:

Os vírus são seres tão pequenos - algumas dezenas de vezes menores que as minúsculas bactérias - que não são visíveis ao microcóspio comum. São seres muito especiais, pois não são formados por células: consequentemente eles não possuem organização celular.

O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (domínios bactéria e archaea).

Das 1.739.600 espécies de seres vivos existentes, os vírus representam 3.600 espécies. Realmente os vírus são fantásticos quando se refere a termos de estudo científico, pois são seres especiais, seres acelulares e com pouca quantidade de ácidos nucléicos.

Depois de pensar um pouco sobre esse organismo biológico e sua contribuição para a vida celular, creio que o presidente realmente escolheu a expressão equivocada para manifestar suas intenções no relacionamento com os líderes das outras nações.

Em tempos de transpolíticos paz e amor vale lembrar: A verdadeira paz é cedida por Deus. Se o ser humano quer fazer desses conceitos (paz e amor) estandarte de sua vida, é preciso que esteja em sintonia com Deus (Sua vontade, mandamentos, orientações). Deus é amor (misericórdia e justiça).

depois... continuamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário