terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Surpresa nas simplicidades




Quando pensa em surpresa logo imagina acontecimentos grandiosos? Por meio de ações extraordinárias que quase chegam a ser mágicas? Na verdade, você possui uma espectativa do que seria surpresa para você. Ou seja, você de certa forma já espera, pensa nela como uma possibilidade. Mas hoje quero te falar que a surpresa muitas vezes vem através da simplicidade e seu resultado extrapola nossas expectativas.

Naamã. Lepra. Cura. Surpresa. Superação.
Vamos ler parte da história de um homem. 2 Reis 5: 1-14
Naamã era o chefe do exército do rei da Síria. Homem valoroso, porém leproso. Junto com o orgulho de liderar um exército vencedor estava a vergonha de carregar na pele a lepra.

Ao saber da possibilidade de cura, ele buscou meios para alcançar tal cura, crendo, por meio do testemunho de uma pessoa de Israel. Naamã então criou espectativas de como seria sua cura. Imaginou como seria surpreendente ser curado da lepra por um profeta do Deus de Israel.

Foi até o rei de Israel munido de referências, recomendações (carta do rei) e teve a primeira frustração. Não era o rei que fazia milagres segundo a vontade de Deus. Quando já ia embora foi então chamado pelo profeta: Eliseu, o sucessor de Elias. (lembrem que ele pediu unção redobrada quando Elias foi arrebatado)

Então foi ele co seus cavalos e seu carro à porta de Eliseu. Mas logo, quando suas espectativas reviveram, veio a segunda frustração: Eliseu mandou um mensageiro. Naamã esperava que Eliseu se colocaria de pé diante dele, clamaria ao Deus de Israel, erguesse as mãos e depois tocasse a lepra e o curasse. Mágica.

Eliseu mandou um mensageiro que disse a Naamã para se banhar sete vezes no Jordão. Naamã teve sua terceira frustração, lembrou das águas dos rios de Damasco e suas águas melhores do que os rios de Israel. Ficou indignado.

Naamã não conseguia ver como Deus o surpreendera. Primeiro ele foi ao rei e tinha de ir ao profeta. Esperava o profeta e veio um mensageiro. Esperava grande espetáculo. E deveria se banhar no Jordão. E mais outra surpresa: assim como uma serva o convenceu a ir até Eliseu; um servo o fez pensar. Se o profeta lhe pedisse algo grandioso, difícil de fazer o chefe do exército da Síria assim o faria. Então o que custa fazer algo simples como se banhar no Jordão?

É melhor obedecer meu irmão. Mesmo que você pense que a simplicidade do gesto não irá revelar nada surpreendente. Obedeça a Deus sempre. Naamã obedeceu e foi curado e aí, quando Deus fez o milagre por meio da simplicidade, Deus também manifestou sua habilidade em surpreender. Naamã, um homem de luta, que ficava ao sol, que combatia. Um homem que se não fosse a lepra teria a pele gasta de sol, como todo soldado. Esse Naamã saiu do Jordão sem a lepra e com a pele, com a carne de um menino, purificado.

Deus faz o milagre. Te surpreende e te faz muito mais do que você esperava. Ele supera expectativas. Esse é o Deus que eu amo e sirvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário