segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mergulho

Por onde com os olhos varro vejo pessoas. Pessoas que tateiam a vida em busca de algo que as justifique. Relacionam-se entre si para estabelecer instituições, realizar sonhos e sonhar mais. Muitos buscam entre as pessoas sua justificação. Buscam entre as coisas por homens criadas. Alguns a tratam como um produto que no bolso é carregado e convenientemente distribuído. O mundo, a vida, um rio.

 

As águas não voltam à nascente, mas antes correm para o mar. Há rios que secam, outros precisam de afluentes para seguir. Muitos seguem por si, e com os afluentes tornam-se maiores. Uns rios possuem águas turvas, e outros, límpidas águas. Uns com muitos peixes e plantas e diversificada fauna e flora, outros praticamente mortos. Mas para todo rio, para toda a água, há chance de purificação. Mesmo que seja necessário se evaporar, subir, condensar e chover. Mesmo que seja preciso que um afluente ajude no processo de limpeza. O efeito de terceiros pode contribuir para a preservação ou depredação do leito deste rio. A quem você tem permitido agir em seu leito?

 

Se não somos rios, me vejo mergulhador, neste rio-vida tecido por Deus diante de mim. Rio que vai pelo horizonte e perco as vistas, mas sei que ele segue e que vai para o mar, mesmo que demore, mesmo que pareça secar, ele atingirá seu propósito.

 

Quando alguém cai na água, ou se deixa cai, quem mergulha em seguida para a salvar? Eu nunca aprendi a nadar, mas me lancei. E ainda respiro. Jesus andou sobre as águas e deu a mão ao discípulo que afundava. Ele deu ordem para que o mar e ao vento se acalmassem. Você tem mergulhado por sua família, amigos e aqueles que nem mesmo conhece?

 

Uma pequena nuvem. Do tamanho da mão de um homem. O profeta orou por chuva. Seu moço viu a nuvem pequena. Este é o sinal que vai chover. Quando o rio não encontra mais afluentes, não há mais corredeiras, o sol e a assoreação parecem o sufocar, cai águas do céu. Cai águas do céu e o revigora. Água limpa.

 

As lágrimas podem escorrer em dor uma noite inteira, mas com o amanhecer vem a alegria. Com o amanhecer. Do esperado inesperado. De onde pensamos que virá dor maior. O amanhã que pensamos que nunca chegará, ele chega, e com ele vem a alegria. Alegria de Deus para aqueles que ELE tanto ama. Ama com o amor não fingido, mas com um amor que é a base da existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário