segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Fôlego de Vida 2

Onde fica guardado o sopro de vida? Podemos negociá-lo na feira. Jogá-lo pela janela como pétalas de flores que um dia nasceram no jardim. Jardim atacado por corvos com olhos de prata. Pesados, estômago de pecados, um coração limpo. Asas da morte que abanaram as plantas. Onde fica o sopro da vida que faz o corpo se mover, os órgãos funcionarem. Tem como transferir o fôlego? Guardar para uma melhor hora?

 

Recipiente não fala. Processo não vislumbra o fim. Instrumento não compõe melodia. Servo obedece ordens, filhos respeitam os pais, noiva de tudo faz para agradar o noivo. O livre direito de escolha. O que fazer.

 

Palavras de ânimo escorrem por todas as frestas. Impera nas paredes a morbidez de ter total controle sobre a vida. Causa e Consequências. O controle de um navio. Navio de um só. Um remador que tenta capitanear um navio. Novamente as janelas.

 

Os sons angustiam, o silêncio tenta sufocar, as imagens de outras janelas ofuscam, algumas machucam. A janela que olha é olhada. Humanas. O rio corre fios d'água tecem a constante inconstância. Sempre novas águas, sempre rio. Vidas. Constantemente inconstantes, sempre outras vidas.

 

Até onde levarão os pés de quem caminha. Eles não fogem do passado. Fogem do presente e se angustiam pois o presente é; sempre. Andam sem pensar no que pisam, no fica para trás, no caminho que tomam, andam. Andam até que o estalo acontece e quando ele acontece, o efeito borboleta não pode ser desfeito, talvez nem mesmo interrompido.

 

Especial. Onde é isso? Onde está  isso? Como ser especial e como isso pode fazer a diferença? A visão de existência do ser humano está firmada na vida social. A experimentação do ser humano está acorrentada à expectativa de vida, hoje em torno de 69 anos. Corrupção de conceitos, instituições. As vidas são como panfletos distribuídos num sábado de manhã no centro comercial da cidade, às 11 horas.

 

Prioridades. As pessoas e suas  necessidades sociais. Conveniências. Um carro desgovernado em uma rua de sinais amarelos.

 

Janelas fechadas. Abertas. Chuva. Festas. Casamentos, partos partidas. Senso e contra senso. Alternativas de criar outras janelas, reformar é mais trabalhoso. Assim pensam. Até quando? O brilho nos olhos do garoto que não entende bem o que vive, aceita tudo pela garganta. Infante. O vento que torna fria a madrugada. O telefonema que aperta o coração e lança corpos contra a parede. A decepção de ver quão maravilhosa é a vida e não ter prazer em estar vivo. Abdicar da janela por causa de uma frustração.

 

Ciclo. Manter-se firme para constatar que seu conselho vale também para você. Aplicabilidade. Se cantar na chuva espirro. Gripo, terei de trocar roupas e lavar outras. Danço e canto. Se me mergulho no mar lago rio, posso me afogar, não sei nadar. Mergulho. Ainda respiro. Mais uma noite vou para o travesseiro. Ainda há fôlego de vida, mas até quando, meu Deus. Até quando este instrumento será utilizado em sua orquestra?

 

Janelas de vidro, de madeira, de lágrimas, de fumaça. De silêncio, de espera. Espera pelo que não vê. Recolhendo todas as migalhas, construindo o pão do entendimento. Aguardando o próximo passo, a próxima luz do sol. O raio que desce rapidamente e rompe as trevas. Ilumina a janela, traz vida e vida em abundância.

 

A certeza que carrega o homem é o anseio por ser feliz. Alguns demoram a vida quase que toda para entender que a felicidade não está nos copos, carros, corpos, objetos. Não é uma carreira bem sucedida, uma vida com saúde, uma vida financeira agradável, muita beleza, e não está longe que os lábios não possam falar, ouvidos ouvir e joelhos tocar. Amor.

 

Muitas mãos tateiam por palavras para definir um sentimento. Sentimento é para sentir e viver. A maioria o confunde com desejo, porque há desejo no processo. Muitos pensam ser possessão, por envolver posse até determinado ponto. Há quem fixe em doação, por haver a necessidade de se doar. Mais do tudo o que pode o homem imaginar, o amor é. E transcende os pensamentos, as palavras e conceitos. Ele amadurece o ser que ama. Uma amadurecimento que nada pode retirar. O amor pode mudar a realidade. Pode criar uma janela na parede virgem, Transformar a anela em porta na parede profanada. Pode refazer a janela, o amor pode tudo o que a humanidade concebe como impossível de se transformar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário