quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Amável e misericordioso




Como o vento que de repente bate no meu rosto e me faz lembrar dos carinhos que um dia recebi de quem eu amo. Assim me fala Deus nos meus dias. Antecipando acontecimentos, sinalizando reações, sendo luz diante das confusões de minha mente.

Como navegar. Algo o tenta fazer se perder, andar em círculos, desistir de remar e até mesmo tenta te jogar nas águas. Mas algo ainda maior e soberano te orienta pelos astros, te faz remar, ajuda com o vento, ilumina com o sol e com as demais estrelas. O que é preciso para saber quem está a favor e o que está contra? De onde vem o discernimento? Deus não é Deus de confusão (ler 1 Co 14:33). Sendo assim fica evidente de onde vem a certeza.

Sentado à cama, pela manhã, Deus ministra no meu coração a respeito dos que espera no Senhor. Dias antes, diante de minha precipitação e alma ferida Deus mandou que eu esperasse. Isaías 40: 28-31. Afirmou que revigoraria minhas forças. No início do dia, por boca de desconhecido, Deus afirmou sobre o propósito de todas as coisas que existem, tudo controlado por Deus; seja pela sua vontade, seja pela sua permissão.

Quando a impetuosidade de minha dor me impulsiona a tomar uma decisão, a ser frio e decisivo. Deus me pede paciência, Deus me pede para nele confiar. Deus me leva a Oséias, Ester e Jó. Me fala da sabedoria de Ester que jejuou e orou antes de se colocar diante do rei para pedir. E quando pediu, persistiu. A paciência e fidelidade de Jó. A obediência de Oséias, pois ele pôde ver o objetivo maior.

Tem sido especialmente maravilhoso caminhar com Deus. Todas as vezes que meus pensamentos angustiantes tentam me sufocar, busco ainda mais as orientações de Deus. Quando precipitadamente interpreto os fatos, Deus manda que não julgue, pois com a mesma medida serei julgado. Quando pela manhã o agradeço por mais um dia, antes de sair do leito Deus me orienta a não temer, pois ele está comigo. Mesmo que eu passe pelas águas ou pelo fogo. (ler Isaías 43: 1-4)

Quando por sobrevivência parei de olhar para minha dificuldade e passei a viver a obra, quando mesmo sem sentir prazer na vida e nas cores das coisas, não me rebelei contra o meu Deus, mas o busquei. Ele me veio com palavras de misericórdia. Que a misericórdia de Deus impede que sejamos consumidos. Ele aplica a compaixão de seu coração em nossa miséria. E como sempre, ele me confirma o que me diz, seja no culto, seja na Bíblia, seja em meu coração, seja pela boca de estranhos. Ele sempre confirma de várias formas, não deixa dúvida ou confusão. Me fez dormir com o Salmo 6.

Meus inimigos não terão a minha honra. Mas se envergonharão e se perturbarão. Serão confundidos. E co o Salmo 129 me confirmou suas palavras. Fala dos soldados que enfrentam tamanha dor em sua caminhada. Mas teve um homem, que assumiu todas as dores, as piores, a maior condenação, a maldição de morrer no madeiro. E fez isso por todos aqueles que pecaram, por todos aqueles que são ruins. E fez isso sem ter uma mancha, sem merecer nem a insinuação de condenação. Puro. Jesus fez por amor.

Deus tem certificado o amor e cuidado dele em minha vida desde as pequenas coisas. Ele é o Senhor da minha vida, tem me ensinado, tenho aprendido a confiar em Deus.

Antes de me falar de sua misericórdia, Deus me falou sobre as provas que ele permite que passamos. Falou que por mais que tenhamos que passar por estas provações, ele desvia de nós a sua ira, ele não nos abandona, mas aplica sua misericórdia. (ler Isaías 54: 7, 8, 9 e 10). e pela boca de ungidos veio me alertar que independente do que aconteça, Deus está no controle de todas as coisas. Ele está no controle.

Tenho visto Deus agir no coração daqueles por quem tenho intercedido. Tenho sentido a misericórdia de Deus na vida deles. Mesmo que as dificuldades tentam me deter, armando ciladas, influenciando pessoas para criar brigas, soprando interpretação sobre os fatos que acontecem, incentivando as pessoas a não acreditarem no agir de Deus, tentando suscitar meu caráter agressivo do velho homem, nada disso consegue me afastar dos pés de Jesus.

Nada disso consegue fazer com que eu abandone minha fé, meu Deus. Estas coisas só me fazem correr para o joelho e clamar por Deus. Agradeço a Deus por minha vida e por todas as bençãos que constantemente ele derrama sobre mim. E também aprendi a me gloriar nas tribulações. Com paciência, que gera experiência, que leva à esperança e ela não traz confusão. (ler Rm 5: 5-9).

“Porque, em esperança somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? Mas se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. Romanos 8: 24-26

Nenhum comentário:

Postar um comentário